sexta-feira, 5 de março de 2010

Entrevista para o site Artesanato na Rede

Aos 10 anos, Bel Godinho pintou uma estátua de gesso na escola, se encantou com o resultado e começou a fazer peças para vender. O bom resultado fez com que ela começasse a pintar também camisetas e panôs para quartos infantis, além de sucesso, Bel obteve sua independência financeira. Ao tornar-se professora infantil, pôde mais uma vez exercitar sua criatividade ao criar paisagens divertidas para os muros e paredes da escola onde lecionava.

Bel foi aconselhada por um amigo decorador a tornar-se uma profissional, ela gostou da idéia, além da pintura em paredes, Bel passou a criar acessórios para quartos infantis, cabides, porta-retratos e lousas, entre outros objetos.

Em 1987, Bel apresentou seu trabalho à uma revista de artesanato, as peças foram publicadas e, pouco tempo depois, recebeu a proposta de criar uma festa infantil. Os primeiros trabalhos foram constituídos de desenhos pintados em cartolina e colados sobre o isopor, logo Bel partiu para a confecção de esculturas.

Os pedidos para que começasse a ensinar sua técnica não demoraram à chegar, para se aperfeiçoar cada vez mais, ela iniciou uma pesquisa em livros de arte, de histórias infantis, de pintura e até hidráulica e iluminação para poder montar peças com luzes, movimentos e quedas d'água. Hoje, ao criar uma decoração, Bel desenvolve um projeto quase arquitetônico. Depois de escolher o tema cuidadosamente, determina os elementos de composição da mesa, do painel e do ambiente. Em separado, cada um desses elementos são meticulosamente desenhados obedecendo uma proporção para que a decoração fique harmoniosa. Só então, com tudo bem definido, ela parte para a execução efetiva, fazendo os moldes, recortando e esculpindo as peças.

Artesanado na Rede - Quais são os materiais que você utiliza no seu trabalho?

Bel Godinho -
Para fabricar os enfeites em isopor são necessários desde materiais de desenho, pintura, todo tipo de ferramenta, papéis, fitas decorativas, isopor de vários tipos e espessuras, equipamentos para cortar isopor , micromotores e materiais elétricos em geral.

Artesanado na Rede - Você pesquisa a utilização de outros materiais ?

Bel Godinho -
A pesquisa acontece o tempo inteiro. Desde a criação do cenário da mesa, até a construção do mesmo.
Para criar pesquiso em livros infantis, vejo o filme e fico antenada em tudo o que acontece no mundo comercial ligado à criança. Todo material novo que aparece, testo e aprovo ou não, dependendo da praticidade, qualidade, preço, facilidade para compra e funcionamento.

Artesanado na Rede - Onde se inspira para criar o tema que vai utilizar ?

Bel Godinho -
Me inspiro nas crianças, utilizo cores adequadas e que combinem com o astral do cenário, tenho uma atração especial por projetos educativos principalmente os ecológicos.

Artesanado na Rede - A apresentação de trabalhos em revistas traz um retorno satisfatório?

Bel Godinho -
Sem dúvida. As revistas são de grande importância pra divulgação do trabalho dos artistas plásticos e artesãos. A internet também é um meio forte na divulgação dos trabalhos e cursos.

Artesanado na Rede - Como se tornou uma artesã requisitada?

Bel Godinho -
Realizando sempre os trabalhos com amor e dedicação, a criatividade também foi um fator importante, todos os trabalhos que apresentei até hoje em revistas são criação minha, nunca copiei nada de outras revistas de festas, minha pesquisa sempre é baseada na própria história, em enciclopédias e bibliotecas.

Artesanado na Rede - Você procura estudar e se aprimorar, onde busca obter maior conhecimento ?

Bel Godinho -
Leio muito sobre todos assuntos, sou uma observadora e apaixonada pela natureza, plantas, pássaros, jardinagem. Compro revistas de artesanato em geral, tenho muito material importado, estudo os grandes pintores, aprecio pintura a óleo sobre tela, psicologia, didática são temas que sempre me interessaram muito também.

Artesanado na Rede - Em relação ao trabalho de outros artesãos, qual é o diferencial no seu trabalho ?

Bel Godinho -
A área de festas é uma área que abriu um leque muito grande de opções de trabalho dando oportunidade para muitas pessoas conseguirem rapidamente fazer um curso e obter uma profissão nova. O mercado está cheio de gente oferecendo trabalhos de todos os tipos, alguns muito caprichosos outros mal feitos. Ao meu trabalho dedico muito amor e carinho e procuro sempre o melhor nos acabamentos.
Artesanado na Rede - Como divulga e vende seu trabalho ?
Bel Godinho - Em revistas, pelo meu site na internet, programas de TV, feiras e parcerias com indústrias da área de festas.

Artesanado na Rede - Você vive somente do artesanato ?

Bel Godinho -
Exatamente.

Artesanado na Rede - Você emprega outras pessoas ?

Bel Godinho -
Não.

Artesanado na Rede - O mercado está receptivo à trabalhos como o seu ?

Bel Godinho -
Os cursos provam isso. É gratificante ver a nova aluna, às vezes que nem sabia desenhar, ao decorrer do curso já receber encomendas. Atendo desde a mãe ou avó que querem aprender para fazer festinhas pra família até profissionais da área que estão iniciando algum negócio novo e precisam aprender as técnicas de fabricação. Têm muitos profissionais da área que procuram o curso pra melhorar a qualidade dos seus trabalhos. Em todas as cidades do Brasil estão montando lojas de festas ou buffets, há 15 anos a área vem crescendo e a tendência, claro, é continuar afinal teremos sempre crianças no mundo, não é?

Artesanado na Rede -Você acha que é dado artesão e ao artesanato o valor que merecem?

Bel Godinho -
O artesão ou artista plástico tem que se valorizar, isso é possível quando o profissional procura se aprimorar apresentando um trabalho de primeira qualidade e criativo. Cobrar barato pode ser uma faca de dois gumes, há o cliente que acha o barato possivelmente ruim. Há também o mal profissional que só tem essa opção e aí o cliente sai prejudicado. Quanto ao artesanato é muito gratificante porque toda produção bem feita é vendida com certeza.

Um comentário:

  1. Agora sim,pude conhece-la melhor...
    tanto com a entrevista, como pesoalmente, hoje na só isopor...

    ResponderExcluir