segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TIPOS DE ISOPOR

Atendendo a pedidos, segue essa foto onde mostro 3 tipos de isopor. A nomenclatura mudou, o ideal para trabalhos no atelier de festas é o P2 que agora chama-se "tipo 4".
Notem que cada um deles tem a bolinha (pérola) uma menor que a outra, vou explicar:
A matéria prima do isopor é o petróleo, dele é retirado o EPS (poliestireno expandido). Este sai em forma de pérolas que são colocadas em uma fôrma gigante e num processo a vapor são expandidas, se concentram e formam o bloco expesso que é fatiado e transformados em placas de todos os tamanhos e espessuras.
As placas encontradas em papelarias tem as bolotas muitos expandidas por isso não são boas para trabalhos profissionais. Nas papelarias é possível encontrar placas que medem 1m x 50cm de tamanho e nas seguintes espessuras: 5, 10, 15, 20 e 50mm.
Para uso profissional, o isopor deve ser adquirido em fornecedores específicos e nesses fornecedores é possível comprar placas de tamanhos diversos, as mais comuns são: 1m x 50cm / 1m x 1m / 1m x 1,50m. A placa grande é a ideal para o estoque já que pode ser melhor aproveitada com menos desperdício.
Há uma postagem anterior onde dou a sugestão de espessuras boas de se ter no estoque, por favor olhem nessa postagem para ver todas as opções de espessuras. O bloco mais espesso que existe mede meio metro. Para comprar um bloco desse é necessário ter um cortador que tenha um fio maior do que essa medida senão será impossível cortá-lo.

Se vcs tiverem dúvidas é só perguntar.

6 comentários:

  1. Muito obrigada pela explicação!!!

    eu nao iria identificar sozinha de jeito nenhum..rs

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola, eu pretendo fazer uma escultura de porte medio porém gostaria de saber se é necesario o isopor tb ser do tipo 4 ou pode ser do tipo 1 pq o preço é mundo mais elevado o do tipo 4.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Por acaso você sabe o nome daquele isopor que fazem caixa de ovos ou bandejas? Eles não tem esferas

    ResponderExcluir
  4. Qual o tipo de eps que poderia usar para fazer uma escultura e por dentro de um aquário? Teria que ser um tipo que fosse resistente à água até certo ponto e que eu pudesse fazer uma escultura de uma rocha

    ResponderExcluir
  5. qual tipo de isopor seria bom para fabrica caiaque

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Sou principiante q gostaria de saber qual a placa ideal para fazer um sapato como centro de mesa??!!

    ResponderExcluir