Sobre

Para a festeira Bel Godinho, a descoberta do artesanato se deu aos 10 anos de idade quando, na escola, pintou uma estátua de gesso. Gostou tanto da experiência e do resultado que fez outras peças para vender. Entusiasmada com o retorno, seguiu pincelando camisetas e panôs para quartos infantis, dando os primeiros passos em direção à sua independência financeira. Na seqüência, tornou-se professora, responsável pela recreação de uma escola infantil onde, com sua ajuda, teve a pintura comum dos muros e das paredes das salas de aula substituída por alegres paisagens.

Aproveitando essa experiência, Bel caprichou também na decoração do quarto da filha que estava para nascer. Um amigo decorador sugeriu-lhe usar esse talento profissionalmente e a sugestão foi aceita.

Nessa nova fase, como complemento da pintura em paredes, Bel passou a criar acessórios para quartos infantis que ela mandava recortar em madeira e depois coloria. Eram cabides, porta-retratos e lousas, entre outros objetos.

Pensando em dar impulso à carreira, em 1987, resolveu mostrar seu trabalho para uma revista de artesanato. as peças foram publicadas e, pouco tempo depois, recebeu a proposta de criar uma festa infantil. Os primeiros trabalhos eram constituídos de desenhos pintados em cartolina e colados sobre o isopor. Foi um sucesso! Bel gostou de trabalhar com esse novo material, o isopor, e para explorá-lo melhor se lançou à experiência da escultura. Até chegar na forma ideal, muitos bichos viraram monstrinhos e tiveram que ser refeitos inúmeras vezes.

Dominada a técnica, começaram a chegar pedidos de aulas. Paralelo ao curso, ela estudou, pesquisando livros de arte, de histórias infantis, de pintura e até hidráulica e iluminação para poder montar peças com luzes, movimentos e quedas d'água. Hoje, ao criar uma decoração, Bel desenvolve um projeto quase arquitetônico. Depois de escolher o tema, cuidadosamente determina os elementos de composição da mesa, do painel e do ambiente. Em separado, cada um desses elementos são meticulosamente desenhados obedecendo uma proporção para que a decoração fique harmoniosa. Só então, com tudo bem definido, ela parte para a execução efetiva, fazendo os moldes, recortando e esculpindo as peças.

Toda essa experiência é repartida com seus alunos: mil, ao longo de cinco anos. Bel também oferece cursos à distância, através de apostilas, e ainda fornece moldes de castelos, personagens variados, árvores, bichos e tudo o que for solicitado, desenhados em tamanho natural. Ela também produziu um vídeo, ensinando passo a passo como montar uma festa completa. Segundo ela, para se dar bem nessa área, é preciso gostar de artesanato. Depois, ter paciência e perseverança, porque o trabalho é demorado. Um castelo, por exemplo, pode levar até dez dias para ser concluído.

Esta matéria foi publicada na revista Mãos de Ouro nº 31.